Os meus links
A recuperar da agressão de que foi alvo no The Loft, o actor e família recordam o drama vivido, por causa do aniversário de um primo. Saiba tudo o que eles ainda não tinham contado.
"Quando ouvi o telefone tocar àquela hora...nem consigo descrever o que senti naquele momento", começa por nos contar Rui Felizardo, o pai do jovem actor da série Morangos com Açúcar. Depois de ouvir a voz da filha mais velha, do outro lado, os primeiros segundos foram de uma grande ansiedade, pois era sinónimo de que algo de mal se teria passado, "mas quando a Sara me contou o que tinha acontecido, e depois de já estar a par de tudo, confesso que fiquei um pouco mais calmo", prosseguindo: "A primeira coisa que fiz foi contar à mãe o que tinha acontecido e tentei tranquilizá - la. Só depois fui para o Hospital de S. José ter com eles."
O mais complicado, naquela madrugada (quase manhã) de 20 de Maio, foi mesmo ter de explicar à filha mais nova, Inês, o que tinha acontecido ao Tiago e à Sara. "Procurei contar - lhe e esclarecê - la o mais possivel, pois, como é uma miuda de nove anos compreende, se não conhece o espaço e não sabe como aquilo é? Tentámos desmistificar a situação", relata o pai do actor, para acrescentar que a primeira reacção da filha mais nova foi "desatar a chorar. Mas depois expliquei - lhe que não era nada de grave e que eles iriam ficar bons. E assim que os manos chegaram a casa, ela passou o dia todo juntinha ao irmão".
Contudo, este incidente mexeu de tal maneira com o jovem actor e com a sua familia que a irmã mais nova "pediu para não ir à escola no dia seguinte, porque não se sentia à-vontade, pois já sabia que os colegas iriam fazer - lhe muitas perguntas" (cuscos), ao que o pai e a mãe acederam. "A partir desse dia, a Inês tem estado bem e não sai de perto dos irmãos".
O pai do actor confessa que o primeiro sentimento que teve foi de "revolta, até porque estas coisas nós achamos que só acontecem aos outros, mas ao falar com a Sara tive um estranha sensação de alivio, porque na verdade tenho o meu filho vivo e isso é que importam embora procuro que que não seja a revolta que senti a mudar o meu comportamento. O que é que isso adianta? Nada, mas é óbvio que estamos magoados e enquanto pai, as minhas preocupações não se prendem única e exclusivamente com o espaço fisico das discotecas", mas sim com a segurança em geral, como o próprio fez questão de referir: "Há situações que têm de ser revisas na legislação e este é um dos factores que nos preocupa, para além da recuperação do Tiago e do apuramento de responsabilidades."
Nada fazia prever que aquela noite, em que festejava o aniversário do primo e de um amigo, iria acabar nas urgências do Hospital de S.José, uma vez que Tiago Felizardo, o Manel da série juvenil da TVI "já tinha ido algumas vezes ao Loft", como o próprio confessou "nunca tinha tido problemas, muito pelo contrário, tinhs uma boa relação com as pessoas que lá trabalham."
1º Acto público
O jovem actor já começou a sua vida social. Ele foi uma das presenças mais notadas no lançamento do novo livro de Ana Zanatti, O Povo-Luz e os Homens Sombra: O Planeta Adormecido, que decorreu na loja Fnac no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.